sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Redes de Computadores - Aula I - Modelo OSI

1) O que são Padrões de Redes? São formas como os dados são organizados, levando um serviço de qualidade as pessoas que utilizam as redes.

2) Por que existem os Padrões de Redes? Para que sistemas diversos possam interoperar.

3) Quem estabelece esses Padrões? As organizações de padronizações, que são compostas por representantes dos fabricantes, de universidades, centros de pesquisa e governo.

4) O que é e para que serve o modelo OSI? Modelo de direito sendo acatado como um padrão formal e devidamente reconhecido. Seve para permitir que redes heterogêneas ou que implementassem padrões proprietários pudessem se comunicar.

5) O modelo OSI é prático ou abstrato? Por que?

6) Descreva as características das 7 camadas do modelo OSI?

7) O que é uma comunicação fim-a-fim?

Camadas:

1) Física -Trata da transmissão efetiva dos bits pela rede. Os dados são enviados pela rede como uma seqüência de bits composta de vários 0 (zero) e 1 (um).

2) Enlace - Deve prover uma comunicação confiável entre os dispositivos para isso divide o fluxo de bits em unidades chamadas quadros. Cada quadro possui centenas ou milhares de bits. Para controlar cada quadro, são incluídos bits especiais no início e final de cada quadro. Esta camada reconhece então os limites de cada um deles.

3) Rede - Trata de duas funções importantes: endereçamento e roteamento. A primeira diz respeito à identificação dos endereços de origem e destino dos dados a transmitir. A segunda está relacionada a escolhas associadas à determinação do melhor caminho a ser percorrido pela informação. Nesta camada, o fluxo de dados é dividido em unidades denominadas pacotes.

4) Transporte - Provê uma comunicação fim-a-fim, objetivando tornar variações na confiabilidade do serviço prestado pelas camadas inferiores transparentes aos usuários. Provê diferentes tipos de serviço. O tipo mais comum é o orientado à conexão, estabelecido inicialmente entre a origem e o destino, liberando os dados livres de erros e na ordem em que foram enviados. Em um segundo tipo, as mensagens são enviadas de forma isolada, sem garantia em relação à ordem de entrega.

5) Sessão - Quando a rede deixa de funcionar e ocasiona uma falha, permite que a transferência dos dados seja reiniciada de um ponto de referência imediatamente anterior à esta falha. Esse ponto de referência é denominado “ponto de sincronização”.

6) Apresentação - Esta camada oferece serviços relacionados à sintaxe (formato) e à semântica (significado) das informações, ao contrário das camadas inferiores que, normalmente, se preocupam somente com a movimentação de bits entre as máquinas.

7) Aplicação - Provê padrões para que aplicativos possam comunicar-se adequadamente, independentemente do fabricante do sistema em que são executados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário