terça-feira, 14 de agosto de 2012

Algoritmos e Programação - Aula III - Portugol e Conceitos Fundamentais

1) O que são Tipos de Dados e quais são os Tipos de Dados do Portugol?
É a identificação de como certo dado poderá se apresentar, qual sua simbologia e quais operações podem ser realizadas sobre o mesmo.
Real, inteiro, caractere, logico.

2) O que são Identificadores e exemplifique?
 é o nome fornecido a um recurso computacional que o identifica distintamente para acesso e manipulação do computador na execução ou realização de um algoritmo.
idade : inteiro
mensalidade : real

3) O que é uma Variável? O que é uma Constante?
Variável => Como o nome sugere é o espaço que armazena valores ou dados podendo variar.

Constantes= > Espaço reservado para armazenar valores ou dados não podendo sofrer alterações.

4) O que é o processo de "compilar"?
Traduz a linguagem natural de um algoritmo para a linguagem de máquina.

5) Quais são as principais instruções de Entrada e Saída do Portugol? Escreva exemplos, com a sintaxe correta.
Instrução de entrada=> Leia (simão, é, lindão)
Instrução de saída => escreva ("simão", "é", lindão")

6) O que é um operador de Atribuição? Para que serve? Dê exemplo.
Operador de atribuição " <-" serve para atribuir o valor a variável., exemplo : X <- 3 ( armazena 3 em  x)

1)Escreva em Portugol um programa que recebe 4 numeros inteiros , calcule e mostre a soma desses números:


algoritmo “soma numeros”
//Sintese
//Objetivo: Recebe 4 numeros, soma e imprime na tela
//Entrada: os números a,b,c e d
//Saída: A soma dos números de entrada

//Declarações

var: a, b, c, d , soma: inteiro

inicio

leia (a) //lê o primeiro número e grava em a
leia (b) // lê o segundo número e grava em b
leia (c) // lê o 3 número e grava na variável c
leia (d) //lê o 4 número e grava na variável d

soma < - a + b + c + d // soma os 4 números e grava em “soma”

escreva(“A soma dos números é”, soma)

fimalgoritimo


2) Escreva em portugol um programa que imprime "Olá Mundo" na tela


algoritmo “Olá Mundo”
//Sintese
//Objetivo: Imprime na tela "Olá Mundo"
//Entrada: -
//Saída: "Olá Mundo"


inicio

escreva("Olá Mundo!")

fimalgoritimo

3) Escreva em portugol um programa que solicita ao usuário que escreva uma frase, logo depois imprime a frase


algoritmo “Imprime frase de entrada”
//Sintese
//Objetivo: Imprime na tela o que o usuário escrever
//Entrada:  Variável 'texto_entrada'
//Saída: O conteúdo da variável 'texto_entrada'

var

texto_entrada : String //Declara a variável texto_entrada como string

inicio

escreva("Olá usuário! Escreva uma frase para que eu imprima na tela:") //Pede  frase
leia(texto_entrada) //Lê o que o usuário escrever gravando na variável texto_entrada
escreva(texto_entrada) //Escreve na tela o conteúdo da variável texto_entrada

fimalgoritimo


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