É a identificação de como certo dado poderá se apresentar, qual sua simbologia e quais operações podem ser realizadas sobre o mesmo.
Real, inteiro, caractere, logico.
2) O que são Identificadores e exemplifique?
é o nome fornecido a um recurso computacional que o identifica distintamente para acesso e manipulação do computador na execução ou realização de um algoritmo.
idade : inteiro
mensalidade : real
3) O que é uma Variável? O que é uma Constante?
Variável => Como o nome sugere é o espaço que armazena valores ou dados podendo variar.
Constantes= > Espaço reservado para armazenar valores ou dados não podendo sofrer alterações.
4) O que é o processo de "compilar"?
Traduz a linguagem natural de um algoritmo para a linguagem de máquina.
5) Quais são as principais instruções de Entrada e Saída do Portugol? Escreva exemplos, com a sintaxe correta.
Instrução de entrada=> Leia (simão, é, lindão)
Instrução de saída => escreva ("simão", "é", lindão")
6) O que é um operador de Atribuição? Para que serve? Dê exemplo.
Operador de atribuição " <-" serve para atribuir o valor a variável., exemplo : X <- 3 ( armazena 3 em x)
1)Escreva em Portugol um programa que recebe 4 numeros inteiros , calcule e mostre a soma desses números:
algoritmo “soma
numeros”
//Sintese
//Objetivo: Recebe 4
numeros, soma e imprime na tela
//Entrada: os números
a,b,c e d
//Saída: A soma dos
números de entrada
//Declarações
var: a, b, c, d ,
soma: inteiro
inicio
leia (a) //lê o
primeiro número e grava em a
leia (b) // lê o
segundo número e grava em b
leia (c) // lê o 3
número e grava na variável c
leia (d) //lê o 4
número e grava na variável d
soma < - a + b + c
+ d // soma os 4 números e grava em “soma”
escreva(“A soma dos
números é”, soma)
fimalgoritimo
2) Escreva em portugol um programa que imprime "Olá Mundo" na tela
algoritmo “Olá Mundo”
//Sintese
//Objetivo: Imprime na tela "Olá Mundo"
//Entrada: -
//Saída: "Olá Mundo"
inicio
escreva("Olá Mundo!")
fimalgoritimo
3) Escreva em portugol um programa que solicita ao usuário que escreva uma frase, logo depois imprime a frase
3) Escreva em portugol um programa que solicita ao usuário que escreva uma frase, logo depois imprime a frase
algoritmo “Imprime frase de entrada”
//Sintese
//Objetivo: Imprime na tela o que o usuário escrever
//Entrada: Variável 'texto_entrada'
//Saída: O conteúdo da variável 'texto_entrada'
var
texto_entrada : String //Declara a variável texto_entrada como string
var
texto_entrada : String //Declara a variável texto_entrada como string
inicio
escreva("Olá usuário! Escreva uma frase para que eu imprima na tela:") //Pede frase
leia(texto_entrada) //Lê o que o usuário escrever gravando na variável texto_entrada
leia(texto_entrada) //Lê o que o usuário escrever gravando na variável texto_entrada
escreva(texto_entrada) //Escreve na tela o conteúdo da variável texto_entrada
fimalgoritimo
Nenhum comentário:
Postar um comentário