terça-feira, 31 de julho de 2012

Algoritmos e Programação - Aula 1 - Conceitos Introdutórios

Lógica - Sistematização do raciocínio sobre as leis e modelos que regem o conhecimento do real ou verdadeiro.

Processamento de Dados - Consiste em realizar qualquer processo de informação de entrada com o objetivo de gerar uma saída aceitável ou próximo disso.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Processamento_de_dados

Dispositivos de Entrada - Representa o grupo de componentes que podem ser conectados ao computador para permitir a comunicação dele com o mundo exterior, através dos quais podem ser enviados dados para o computador.

Entrada - São os dados passados do usuário ou de qualquer dispositivo de entrada do computador (como teclado, câmera, mouse) para serem processados pelo microprocessador.

Dispositivos de Saída - Representa o conjunto de componentes que poder ser ligados ou conectados ao computador para permitir a comunicação dele com o mundo exterior, através dos quais se recebe dados do computador..

Saída - São os dados já processados pelo microprocessador que são enviados a dispositivos de saída, por exemplo, um texto impresso na tela ou na impressora ou som saindo na caixa de som.
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Processador - Componente que executa as instruções existentes no programas, estando cada instrução em linguagem de máquina, o processador interpreta a instrução corrente determinando a próxima a ser executada, esse componente também é chamado de CPU componente (Unidade Central de Processamento)

Memória -Componente que armazena programas e dados executados e manipulados pelo computador de acordo com a vontade do cliente, esse componente também pode ser chamado de memória principal ou memória Ram.

ALGORITMO - Como uma receita de bolo, é uma sequência finita de procedimentos lógicos que têm um objetivo em comum a alcançar.

PROGRAMADOR - É o responsável por obter todas informações possíveis, o planejamento , desenvolvimento e disponibilização do programa.

PROGRAMAÇÃO - São sequências de linguagens escritas de programação a serem realizadas por um computador que procura atingir um objetivo (resolver um problema)

Etapas de Construção de um Software  (Ou Programa) :

I. Análise:
Uma vaga compreensão do problema é transformada em uma descrição precisa das tarefas que ficarão a cargo do software.  Fase inicial onde se coletam todos os dados de importância para a solução do problema. Nesta fase também se planeja todas as telas, entradas que um usuário pode passar e saídas possíveis do computador.
 - Define completamente as tarefas que devem ser executadas
- Está livre de contradições internas
- Pode ser lida tanto por especialistas no dominio do problema como por desenvolvedores.
- Pode ser revisada pelas diversas partes interessadas
- Pode ser testada contra a realidade
A fase de análise preocupa-se em descrever o que deve ser feito e não como deve ser feito.
O livro também cita o uso dos Use Cases, que provavelmente aprenderemos adiante no curso.
II. Projeto:
Organizar a programação em um conjunto de classes que se relacionam (a abordagem do livro é P.O.O.).

O objetivo é identificar as classes, suas responsabilidades e os relacionamentos entre si. (Em um sistema escolar a classe "Aluno" pode estender a classe "Pessoa"). Esta fase também identifica os métodos e variáveis.
Em suma, é a fase onde se constroem o algoritmo do programa definindo-se as estruturas de dados corretas para uso.
A escolha da linguagem de programação ainda não é o escopo dessa fase.

III. Codificação:
 Aqui toda a estrutura de algoritmos criada nas fases anteriores é transformada em código em linguagem de programação (ex. Java).

IV. Verificação:
É o processo de finalização do desenvolvimento do programa. Aqui são feitas simulações, benchmark, testes e verificações dos resultados alcançados pelo programa. Os dados de teste são analisados a fim de se verificar se cumprem exatamente o objetivo proposto. Tendo uma vez os objetivos sido atingidos em grau razoável, o software é liberado aos usuários. 

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